Incluímos neste manual a maioria das configurações que achamos mais comuns para gestão ou futuras alterações
Existem outras configurações não mencionadas, devido à simplicidade ou não serem necessárias à gestão, ou ainda que poderão por em causa o bom funcionamento da plataforma ou exigir conhecimentos avançados.
Algumas imagens poderão não corresponder ao conteudo do seu site, servem apenas de referencia para melhor percepção.


  

Introdução

Historial CMS Joomla!

Criado em 2005 versão 1.0, proveniente do anterior CMS Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo.
Esta plataforma CMS é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente personalizado.
É utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões mais de 10.000 que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência.
Possui versões em 64 idiomas, 8,8% dos sites da internet e Empresas conceituadas utilizam este CMS.
É um projeto livre e open source (licença GNU/GPL) conta com atualizações online em apenas 1 click; recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source.

Em Portugal os CMS mais utilizados são Joomla com 4,09% seguindo-se Wordpress com 3,50% e Drupal com 0,84%.

Em termos de segurança o Joomla apresentou em 2016 um nível baixo de sites infetados, 14% comparativamente ao Wordpress criado essencialmente para a criação de blogs que apresentou uma taxa de 78%. https://sucuri.net/pt/seguranca-de-sites.

------ # ------

Historial Loja Virtual

VirtueMart começou como uma solução de comércio eletrónico autónomo phpShop, serguidamente adaptou-se ao Mambo. Muito do código básico do phpShop foi salvo, no entanto, e apenas o phpShop foi adaptado à API do Mambo e, em seguida, nomeado mambo-phpShop. Tornou-se o primeiro componente do Mambo para o comércio eletrônico. Aquando da separação do Mambo e nascimento de Joomla! Mudou o nome de mambo-phpShop para VirtueMart. O VirtueMart suporta oficialmente o novo CMS Joomla.

A série 1.0.0 foi criada para a primeira versão do Joomla (também 1.0.0). Quando Joomla 1.5 estava maduro, Virtuemart veio com a série 1.1.x seguida de 2.0.0 para Joomla 2.5. Em 20 de novembro de 2014, a primeira versão estável do mais recente Virtuemart 3.0 veio suportar Joomla 2.5 e Joomla 3.x.

Em novembro de 2015, a equipe que está por trás do Virtuemart começou a mover uma grande parte da "funcionalidade central" para uma estrutura baseada em https://github.com/joomlatools/joomlatools-platform, pois eles chamarão VMF (VirtueMart Framework), isto é para tornar possível e mais fácil a instalação VirtueMart em outros CMS, como Wordpress e Drupal.

Esta é a plataforma base de todo o seu site e que irá suportar tudo o que venha a ser instalado. Para melhor entendimento, funcionamento deste software, vamos comparar ao seu computador onde tem o sistema operacional (este CMS) e respetivos programas (aqui Componentes).
Neste caso temos a Plataforma CMS que suporta tudo que queiramos instalar, Blog, Forum, loja online, site de Classificados, etc., uma quase infinidade de opções, devidamente identificadas e separadas na Administração da plataforma e totalmente integradas.

A plataforma não tem que funcionar forçosamente como Site e restantes integrações instaladas loja por ex. desde logo ou futuramente, uma vez que se encontram separadas em administração e configurações.
Pode funcionar apenas como Loja ou outra tirando partido de todas as funcionalidades instaladas, basta ativar ou desativar o que queira ou não colocar online. Assim em qualquer altura pode colocar a sua Loja em manutenção ou desativar, ou vice-versa por ex.

Para o utilizador comum pode parecer complexo devido ao imenso leque de opções e funcionalidades instaladas, não será tanto assim porque tudo se encontra devidamente separado e identificado, basta seguir as indicações e alertas da plataforma.

A plataforma dispensa o acesso por Cpanel ou programa FTP para envio de Ficheiros.
Por outro lado tudo que queira instalar terá forçosamente de ser instalado via Admin em ficheiro zip ou rar e respetivo ficheiro xml de instalação incluido, no menu "Extras-Instalações" > "Gestão" > "Instalar", envio por ftp não irá funcionar. Apenas pode utilizar o envio por ftp para conteudo multimédia. Depois de instalar qualquer extensão então já pode aceder por ftp para alteração de ficheiros das mesmas ou criar layouts personalizados.

Conteudos, itens de menu e módulos que sejam apagados serão enviados para a reciclagem, ficarão na reciclagem até que a mesma seja limpa ou ativados novamente.
Desativar ou apagar são funções diferentes. Eliminar extensões completamente não terá retorno e será no menu "Gerir"

Manter toda a plataforma atualizada é de extrema importancia especialmente por motivos de segurança.

Configuração Global


A maioria das configurações globais são inseridas aquando da instalação da plataforma e não devem ser alteradas posteriormente, exceto em situações pontuais como troca do nome de domínio, servidor, alojamento ou base de dados.

Porém o primeiro separador "Sítio" em "Configuração Global" e área "Configurações de metadados" pode ser configurado sem que tenha implicações diretas na plataforma ou servidor, mas terá nas páginas já indexadas.

No separador "Servidor" em "Configurações do email" pode ser alterado o campo "Remetente do email" e apenas este. Aqui pode colocar outro email que será o email associado a toda a plataforma. O email que venha a colocar deve estar criado no seu Alojamento, se não trabalha com o email do alojamento crie no mesmo um redirecionamento para o seu outro email. Embora possa trabalhar com qualquer email exterior, gmail por ex. aconselhamos a opção de email do servidor e respetivo redirecionamento.

Caso modifique o email associado deverá ainda confirmar o email do ao componente de emails do site que se encontra no menu em "Componentes" > "aiContactSafe" > "Painel de controlo".
Também o email associado à Newsletter que se encontra em Componentes "AcyMailing" > " Configuração" e trocar se necessário.

Componente de Proteção

Este componente não faz propriamente parte da plataforma, utiliza a mesma base de dados e está instalado no servidor, tem a finalidade de proteger todas as pastas e ficheiros instalados assim como a base de dados. O acesso é independente, todos os dados estão no ficheiro de Acessos-Passwords em anexo nesta pasta.

Em todas as plataformas da WebDesign, Joomla, Wordpress, Opencart e outras é instalado este componente por ter vindo a dar bons resultados desde há alguns anos. Mas claro que nada é seguro 100% e não podemos dar essa garantia.

O componente tem algumas ações possíveis, como por ex. o bloqueio de acesso ao site mediante o IP do atacante, de entre outras. Não aconselhamos qualquer ação, deixe como está, também porque os IPs atacantes raramente são reais (verdadeiros) e mudam constantemente.

Aquando de atualizações do CMS, ter em atenção o seguinte:

No CMS, as páginas index.php da Admin e Site, também a página login.php da admin, consta uma linha logo no início dos ficheiros referente a este componente.
A mesma deverá ser reposta depois da atualização, para que o componente cumpra a sua função, apenas no caso de utilizar algum template padrão, no caso do template da WebDesign não necessita qualquer ação.


Área administrativa do CMS


Editor de Conteudos e Acesso

Editor CMS

Editor Loja online

O Editor de conteudos TinyMCE dispões de ferramentas avançadas para inserção de qualquer tipo de conteúdo, completamente integrado com todos os componentes e módulos.

Este editor permite que qualquer utilizador com conhecimentos básicos crie qualquer tipo de conteudo, descrição de produtos da loja ou página para visualização direta no site.

Não requer qualquer conhecimento avançado uma vez que todas as ferramentas estão integradas no editor, assim como as diversas class css disponíveis nos templates e fontes.
Embora disponha também de uma zona avançada em "Alternar Editor". Esta zona dá a possibilidade de inserir conteudo em modo HTML para quem dispõe de conhecimentos nesta área.

Acesso

Poderá editar este Editor em plugins > editor TinyMCE  de forma a personalizar ou atribuir diferentes visuais e ferramentas disponíveis no editor, a grupos de utilizadores específicos. Uma vez que este plugin pode estar disponibilizado diretamente no site "frontend"
Desta forma qualquer utilizador pode editar qualquer conteudo sem que tenha que aceder à Administração do site, apenas o Administrador (Super User) do site terá permissões totais para poder editar ou inserir conteudos ficando desde logo disponibilizados online, qualquer outro utilizador ficará dependente de confirmação do Administrator que é avisado por email afim de rever e autorizar a respetiva publicação.

Pode criar tantos Grupos de Utilizadores quantos queira e atribuir-lhe as respetivas permissões de acesso a conteudos ou áreas administrativas.

Gestão de Categorias | Artigos - Páginas

Na página de Categorias poderá criar novas categorias onde irá atribuir os artigos \ Páginas criados.
Isto é útil para melhor separação dos artigos, para visualização em Blogue ou Lista, conteudo News e atribuição de conteudos a módulos por categoria. Assim como permissão de acesso por Grupos de Utilizadores.

 

Na página de Artigos pode fazer a gestão dos Artigos criados (Páginas) e Editar os mesmos assim como criar novos artigos.

  • Mover para outra Categoria.
  • Publicar ou Despublicar
  • Colocar em destaque, para uma página com visualização em Blogue ou Lista, assim como visualização em módulos

Estas Categorias e Artigos das mesmas podem ser acedidas no site mediante um menu de Categoria que mostra todas as páginas da respetiva categoria ou por menu de artigo único que apenas mostra cada página de qualquer Categoria.

Eventualmente também podem estar dependentes de algum módulo, por ex. News, conteudo em janela popup e outras dependendo dos componentes ou módulos instalados.
As opções são diversas dependendo do visual que seja desejado.

Criação de Artigos | Páginas

Deverá ter Categoria(s) já criadas onde vai associar o Artigo. A criação de Categorias é simples e identico, verifique acima.

Estes Artigos podem ser utilizados como páginas únicas, visualização em Blogue ou Lista ou associadas a algum módulo.

Terá de criar o respetivo Menu se visualização como Página (Artigo único).

Pode colocar o artigo em destaque, datas de início e fim de exibição, assim como diversas opções de visualização veja na Aba Opções.

A situação mais importante que não deve ignorar é a atribuição de Palavras chave e Meta descrição, na aba Publicação  isto é de extrema importância para os motores de busca e indexação do conteúdo que será automatizado como descrevemos no menu > Plataforma CMS Indexação Automatizada  deste manual

* Note que as palavras chaves são separadas por vírgula e espaço e não deve exceder as 20 palavras.
* A meta descrição não deve exceder os 180 caracteres.
* Palavras chave e meta descrição inserido deve existir forçosamente no conteúdo, não deve inserir texto que não exista no conteudo da página.
   Para que seja mais simples e fácil pode copiar do conteúdo já inserido e colar dentro das boxes, depois basta editar se necessário.

Seguindo estas regras, garantimos que o número de páginas indexadas será sempre superior ao real, ex. imagem 4. Depende ainda de outros fatores, menus por ex.

De salientar que o sistema mantém na base de dados versões anteriores de artigos antes usados online, caso deseje voltar a um artigo anterior à sua edição "Botão Versões"

Criação de Menus

Menus

Podem ser criados tantos menus quantos queira, que por sua vez terão o respetivo módulo associado.
Para criar este módulo basta duplicar qualquer um já existente (Main Menu por ex.) selecionar o menu a atribuir, assim como demais opções, colocar na posição desejada e atribuição de páginas.

Itens de Menu

Todos os itens de Menu terão de ser criados manualmente com exceção de itens de menu da Loja (Fabricantes ou Categorias) se utilizar os módulos de menu ou outros específicos para a Loja.
Se Utilizar o Módulo de Menu do CMS para Categorias ou Fabricantes da Loja então os mesmos têm de ser criados.

Para criar novo item de menu escolha o Menu correspondente onde quer adicionar o item e em Novo  clicar em escolher  para abrir a opção de menu que deseja que pode ser artigo, categoria ou qualquer outro disponível no sistema também existente na Loja e nos componentes instalados.
Depois de efetuar a escolha terá todas as opções possíveis relacionadas com o tipo de menu escolhido.
Tem diversas opções que pode atribuir não obrigatórias, assim como uma imagem de menu, opções de visualização da página e atribuição de template diferenciado.

A criação de Menus ou itens de menu é extremamente fácil uma vez que o sistema mostra todas as opções possíveis e alerta para possíveis erros se existirem.

O sistema cria o nome alternativo, que é o url do menu, automáticamente, porém pode alterar este nome Alternativo  se desejar, sempre em letras minúsculas sem acentos, cedilhas ou outro caratere especial, pode separar as palavras por traço ou subtraço (underscore).

Para alterar a ordem dos itens de menu basta arrastar para o posição desejada.

Gestor de Extensões


Instalação

A instalação de extensões, que poderão ser Módulos, Componentes ou Plugins, não requer qualquer procedimento especial, basta seguir as opções.

Aconselhamos extensões de desenvolvedores reconhecidos, caso contrário deve verificar os ficheiros das mesmas ou passar algum antivírus. Pode correr o risco de inutilizar a plataforma ou vir a ter o seu site mencionado com vírus nos motores de busca ou mesmo listado na Blacklist.
Porém se existir algum erro falta de ficheiro de instalação ou compatibilidade o sistema indica o erro e a causa.

Gestão de Extensões

O gestor de Módulos permite inserir novo módulo, colocar os mesmos na posição desejada atribuído a uma ou mais páginas ou duplicar os mesmos.

Os módulos também podem ser inseridos direto em conteúdos mediante o botão "Inserir módulo" que encontra no Editor. Neste caso devem estar ativos e podem já estar ou não atribuídos a algum item de menu.

No gestor de Plugins deve ter especial atenção ao que faz nos mesmos, deles depende em grande parte toda a visualização e funcionalidades do seu site.

O Gestor de Modelos também não deve ser alterado a menos que necessário.

O gestor de Idiomas encontra-se configurado, foi configurado aquando da instalação de Idiomas e não necessita de novas configurações a menos que insira um novo Idioma no Site. Veja também como alterar o texto do idioma no menu "Idiomas Sobreposições" deste manual.

Qualquer conteudo visível no site, que não Artigos, Categorias ou Produtos encontrará em Componentes Plugins ou Módulos, assim como Banners ou Slideshows por ex.

Os ficheiros originais das extensões não devem ser alterados, uma vez que as mesmas são atualizadas online, para criar um visual diferente deve criar novo ficheiro php com base no original, que geralmente se encontra na pasta tmpl da extensão.

Gestor de Multimédia

A plataforma dá-lhe a possibilidade de gerir todas as pastas de Imagens, vídeos, MP3, Ficheiros pdf, zip e outros sem necessidade de qualquer programa ou por cpanel e ftp.
No menu Conteúdos > Média

Aconselhamos a criação de pastas específicas relacionadas com o conteúdo das mesmas para tornar mais fácil a gestão e visualização.

 

Isto é também válido para as imagens de Produtos e todas as demais existentes na Loja mas não aconselhável porque a loja tem este gestor independente.
Estas pastas não devem ser renomeadas ou modificadas porque já se encontram configuradas na loja.
Pode sim adicionar ou apagar imagens, embora seja mais conveniente ser feito nas diversas áreas administrativas da Loja, para que os campos de busca para imagens estejam sempre atualizados.

Emails da Plataforma - Formulários

Nesta página tem toda a gestão e configuração do componente de formulários de email do site.

Pode criar novos formulários, personalizar os emails, criar novos campos e ativar ou desativar.

Todos os emails ficam gravados na base de dados e podem ser visualizados, respondidos ou apagados aqui.

Os emails enviados via site, são também enviados para a cx de email do servidor ao qual a plataforma está associada e ficarão gravados na mesma.

Newsletter

Aqui encontra toda a gestão e configuração do componente Newsletter.

Todos os usuários que efetuem o registo no site são automaticamente adicionados (isto é configurável).

Se registados no módulo newsletter do site é enviada uma notificação ao Administrador e email de confirmação (isto é configurável).

É aqui que irá criar e efetuar o envio das Newsletter criadas.

É também aqui que cria os temas personalizados para os envios.

Alertamos especial cuidado para o envio em massa, deverá dividir em lotes e tempo no caso de efetuar o envio de algumas centenas de emails. Isto para não correr o risco de bloquear o servidor ou ver o mesmo listado na Blacklist.

Gestor de Utilizadores


Este é o registo principal de utilizadores, tem também o registo de clientes da Loja que depende deste.
Em "Encomendas & Clientes " > "Grupos de Clientes"

As configurações aqui efetuadas são comuns aos clientes da loja ou qualquer outro componente que utilize o registo de utilizadores.

 

Dispõe de diversas opções avançadas, utilize com cuidado e confirme sempre as alterações efetuadas efetuando um novo registo.

 

Pode criar diversos grupos e níveis de acesso (Permissões), isto não terá efeito nos preços da loja, para diversos grupos de compradores e preços atribuídos, por ex. revendedores deverá criar e configurar na Loja em "Encomendas & Clientes " > "Grupos de Clientes"

Se eliminar ou alterar algum utilizador aqui também irá eliminar ou alterar na Loja.

Acessos \ Registos - Motores de Busca

Componente de visitas ao seu site.

 

Tem a vantagem de estar integrado no site, registo de acessos de motores de busca, IPs usados e possibilidade de bloqueio, Browser, SO, data e hora, localização e outros.

 

Atualizações


O sistema informa de todas as atualizações disponíveis para o sistema. Tanto da plataforma como de todas as extensões instaladas na página inicial da Administração.
Basta clicar na informação e efetuar as atualizações.

 

Ainda no icone "Instalações Atualizações" ou no menu "Extras-Instalações" > "Gestão" > "Atualizar"  terá acesso à página de atualizações se existirem.

A atualização é feita on-line sem necessidade de guardar ou enviar qualquer ficheiro.

 

Nas atualizações do CMS ou Loja online aconselhamos a efetuar um backup da base de dados e ficheiros do servidor por precaução, se algo corre menos bem não terá como voltar atrás.
No caso de atualizações de outras extensões não será tão relevante embora possa perder a personalização dessas extensões antes instaladas, caso a personalização tenha sido feita nos ficheiros originais.

Idiomas - Sobreposições

O sistema permite modificar qualquer texto de Idioma, tanto do Site como Loja, Administração ou Público.

Para tal basta aceder a "Extras-Instalações" > "Idiomas" > "Sobreposições"

Na página aberta cx. dropdown Filtro escolher Site, Administração e Idioma click em " Novo "
Na página aberta dispõe de uma cx de pesquisa onde pode procurar por qualquer texto existente ou variável, click num dos resultados encontrados e modifique para o texto desejado a mostrar.

 

Dispõe de 2 formas de busca "Constante" e "Valor" a Valor será a de mais utilidade, é o texto real que existe no ficheiro original de Idioma, visível no Site ou Administração.

Indexação Automatizada

Esta ação é dependente do componente xmap e respetiva configuração.

 

É dependente dos menus existentes e configuração do plugin (componentes associados)

As únicas configurações para o envio de urls aos motores de busca são os menus selecionados, a prioridade e frequencia de envio.

 

Tudo o restante é totalmente automatizado.

Páginas de Erro

O sistema redireciona a maioria dos erros, 401, 404, 500, etc., para páginas pré configuradas.

Uma das páginas que deve ser personalizada, será a de erro 404 (página não encontrada), pode ser feito da forma que desejar, utilizando módulos, plugins ou componentes; sendo uma página absolutamente normal a ser utilizada pelo sistema CMS e apenas no erro 404. Todos os restantes erros já se encontram pré configurados, assim como o erro 404 da Loja.

Tem ainda a opção de redirecionar as páginas de erro para a página inicial do site ou outra.

 

O erro 404 é o mais suscetivel de erro, acontece na sua grande maioria quando se muda o url (Alternativo) de alguma página ou produto e estes urls já se encontram indexados.

 

A página inicial da Administração mostra o número de acessos ás páginas do site, neste caso também a página de erro 404.

Templates

Todos os templates construidos por nós são únicos para cada cliente e utilizam os mais recentes recursos.

Poderão ser duplicados para criação de layouts específicos e totalmente configuráveis na administração.

Módulos e posições específicas totalmente configuráveis para cada template.

Alertamos especial atenção ao botão "LESS to CSS" e fazer uma cópia do tema antes de efetuar alterações

 

Design responsivo, para visualização em todos os navegadores e dispositivos que também funciona como redimensionável!

Steppingstone para garantir a sua experiência na web e qualidade de visualização que se traduz numa rica marcação e compatibilidade.

Integrado em recursos completos e componentes do Bootstrap para padronizar a visualização, tipografia e módulos.

Códigos SEO amigáveis trazem mais visitantes, melhor indexação e amigável aos motores de busca.

--------------------- ---------------------


Área administrativa da Loja online


Loja Virtual - Introdução


Como mencionámos de início olhe para a sua Loja, como um programa instalado dependente da plataforma CMS e que utiliza todas as funcionalidades deste.
Tudo que for efetuado aqui em nada vai afetar o descrito anteriormente na
Plataforma CMS

 

Supondo que desativa a sua Loja todas as páginas do site continuarão online ou vice-versa.
Tenha apenas em conta que terá de ativar ou desativar todos os módulos associados a uma das opções tomadas, alguns são comuns e estes ficarão ativos em qualquer opção.

Ter também atenção que poderão existir itens de menu juntos no mesmo módulo, geralmente no menu principal (main menu) desativar esses itens de menu também.

 

Além de loja online pode ainda funcionar como catálogo de produtos, basta selecionar a cx. "Usar apenas como catálogo" todas as funcionalidades de compra serão desativadas automáticamente.

Tudo o restante é totalmente automatizado.

Configuração Loja Virtual

Estas configurações são feitas aquando de toda a configuração da Loja, sem necessidade de configuração posterior.

Tudo o que fizer nesta página irá ter reflexos em toda a loja, no template atribuído e em muitas outras funções existentes. Por este motivo aconselhamos a ter realmente a noção e certeza do que altera.

As opções de venda são diversas, alguma configuração menos correta pode colocar a Loja na impossibilidade de vender produtos.

A aba "Modelos" permite configurar todo o visual da Loja e layouts padrão.

A aba "Preços" Deverá ter a maioria dos campos ativados para que seja visível os respetivos campos no checkout, preços nas Categorias e Produtos está configurado no próprio template.

A aba "Ordenação de Produtos" pode eventualmente ser alterada, esta configuração tem também a ver com a pesquisa de produtos na cx. de Pesquisa, menus, categorias, módulos e produtos.

A aba "Seo" não deve ser alterada ou corre o risco de perder todos os URLs já indexados aos motores de busca.

Vendedores \ Fornecedores

A loja permite a configuração de um ou mais vendedores a que serão posteriormente atribuidos os produtos.

Cada vendedor terá a sua configuração distinta.

  • Dados identificativos do Vendedor.
  • Imagem do Vendedor
  • Moedas aceites
  • Descrição
  • Termos de serviço
  • Informações Legais
  • Configuração da Fatura ou Nota de Encomenda enviada a enviar ao cliente

Fabricantes

A configuração \ criação de Fabricantes é um pouco identico á criação de Categorias (abaixo).

Poderá criar diversas categorias de Fabricantes onde por sua vez irá atribuir cada Fabricante, ou criar apenas fabricantes.
Isto é útil para visualização de produtos por Fabricantes e gestão de produtos. Assim como a descrição de cada Fabricante e Imagem.

Caso esteja ativo o menu de Fabricantes, os itens de menu serão criados automáticamente.

Não é obrigatório na Loja. Mas permite uma melhor visualização de produtos e em módulos da loja.

Categorias de Produtos

Devem ser criadas categorias com base no tipo de produto. Assim como as diversas sub-categorias se existirem.

Permite uma maior facilidade na gestão de produtos assim como maior facilidade de visualização para o cliente, em especial em lojas com muitos produtos.
Também a visualização de produtos em módulos.

Tem também a possibilidade de atribuir layouts diferenciados a cada categoria e respetivos produtos dessa categoria e diversas outras opções de visualização que pode atribuir.

  

Os itens de menu de Categorias são criados automáticamente, mantendo a ierarquia criada.
A ordem de visualização de categorias e menus pode ser diversa, também os layouts padrão, número padrão de produtos e paginação, descrição e imagem de categoria, que será sobreposto à configuração padrão, já mencionado em "Configuração da Loja" deste Manual.

Produtos podem ser adicionados a 1 ou mais categorias e subcategorias, geralmente todos à categoria principal e respetiva subcategoria, será o mais lógico mas pode ser como entender.

  

Meta descrição e palavras chave deverão ser colocadas, como descrito em "Criação de Artigos" deste Manual.

Inserir Produtos na Loja

Pode parecer um pouco complexo inserir produtos devido a tantas funcionalidades possíveis, mas depois de inserir 2 ou 3 produtos com êxito verá que tudo se torna fácil. Ao gravar um produto que acabou de inserir o sistema confirma se foi inserido com êxito ou informa da maioria de erros cometidos ou a falta de preenchimento de algum campo obrigatório se existir.

Porém há alguns pontos a que deve prestar atenção e o sistema não informa, são eles:

*  Nome do produto deve ser único. Porém pode existir mas não aconselhável.

*  Nome alternativo, o sistema insere este campo automaticamente e em caso algum deve ser repetido, por isto o sistema não grava, coloca algo depois geralmente um número. Este campo é o url do produto e irá aparecer nas buscas efetuadas. Quando isto é inserido pelo sistema e provém da cópia ou clonagem de outro produto pode não refletir corretamente o nome do produto, não é aconselhável para os motores de busca i visual do url, se achar conveniente altere e tenha em atenção que não pode conter espaços, acentos ou outros caracteres que não seja letras, números ou traço para separação de palavras ou andscore "_". A forma mais eficaz para o fazer é apagar o campo e voltar a gravar, o sistema vai inserir com base no nome do produto e nunca repetido.

*  Cód ou Ref. do produto também deve ser único se existirem produtos dependentes. O sistema funciona sem este campo se não for preenchido, mas não é aconselhável e é obrigatório para importação de produtos em massa se utilizar.

*  Stock deve ser preenchido, pode ou não ser obrigatório, depende das configuração da loja, se trabalha ou não com stocks.

*  O peso também depende das configurações dos envios, lembre-se que ao peso do produto colocado deve somar o peso da embalagem para o envio.

Descrição dos Produtos

O sistema dispõe de um Editor tipo Word como já mencionado comum a todo o sistema que permite inserir tudo de forma simples.

Ter especial atenção ao inserir blocos de conteudo 'table' ou 'div' para que o conteúdo não apareça deformatado em resoluções de equipamentos móveis.
O template dispões de 12 blocos de dimensões pré programadas, de 1 a 12, identificadas como span1 span2 e assim sucessivamente até span12 que é a máx (largura total)
Por ex. para 3 tables em linha de largura igual:

<table class="span4">

<tr>

<td> Conteudo aqui</td>

</tr>

</table>

Larguras diferentes seria por ex.   span3 + span5 + span4   (o total terá de ser sempre 12). Caso exista coluna de módulos à esquerda ou direita some mais um span3
Assim seria: coluna span3 + blocos=   span2 + span3 + span4


Para utilizar 'div' o procedimento é igual. Exemplo para 3 conteudos sem coluna:
<div class="span4"> Conteudo aqui </div>   x3

O preenchimento dos campos " Palavras chave" e "Meta descrição do Produto" é muito importante, deles depende a indexação e texto que é exibido nas buscas efetuadas no navegador.

Imagens dos Produtos

Não existe dificuldade no envio e associação de imagens ao produto.

No caso de diversas imagens associadas ao produto terá de efetuar o envio 1 por 1, para não sair da página click em "Gravar"

Se quer associar imagens que já se encontram no servidor, enviadas anteriormente e de outros produtos, repare que tem uma cx de pesquisa "Procurar imagens", insira as iniciais da imagem que pretende e o sistema mostra o que tem no servidor, para associar basta clicar na imagem que pretende.
Isto também é válido para as imagens das Categorias e Fabricantes.

  

Veja também a indicação no menu " Gestor de Multimédia " deste manual.

Campos personalizados Opções de compra


Extremamente fácil inserir Categorias relacionadas, Produtos relacionados e campos adicionais como opções de compra.

Estes campos terão de ser previamente criados para que apareçam na Aba "Campos Personalizados" de cada produto.

  

Para Categorias e Produtos relacionados utilize as cx. de pesquisa, insira as iniciais e click na imagem.
Para campos adicionais como opções de compra (cores, tamanhos, etc.) escolha na cx. dropdown o campo desejado e insira as opções adicionais.
Tudo isto será mostrado na página de detalhes do produto e nas categorias apenas as opções de compra.

  

Ao inserir os campos de opções de compra deverá clicar em "Gravar" para que ative todas as opções dos campos escolhidos e assim completar a associação destes campos.
Permite colocar o preço igual ao que está no produto (0) colocar outro preço superior (+$.00) ou inferior (-$.00)
Caso tenha colocado algum preço em algum dos campos esse campo não volta mais a 0 terá de criar outro para 0.
Pode arrastar os campos para a posição que queira.
É sempre conveniente que o primeiro campo seja o padrão e tenha o preço a 0 para que apareça o preço real na primeira opção da página do produto. Quando o cliente escolhe uma das opções seguintes o valor é somado ou retirado ao preço real, a opção escolhida vai ser mencionada no carrinho de compras e em todos os locais que necessitam da informação, como por ex. Nota de Encomenda, Ficha do Cliente, visualização das compras, emails enviados, etc.

Produtos Relacionados / Dependentes Opções de compra


As opções de inserir produtos Dependentes e Relacionados, como opções de compra (variantes do produto) são diversas com ou sem control de stocks.
Pode ainda utilizar um módulo para visualização de produtos no layout da página de detalhes do produto para isto, mas depende um pouco do tipo de produtos e categorias criadas na loja.

Nos vídeos abaixo pode visualizar as formas respetivas que achamos mais simples e completas, para produtos Dependentes ou relacionados na página do produto

No caso de compra do produto principal a janela popup de adicionado ao carrinho pode ou não mostrar os restantes produtos, é dependente da configuração.

Produtos Dependentes

Produtos Relacionados

Descontos Coupons e Impostos


Pode criar qualquer tipo de desconto ou imposto, como iva por ex.
Depois de criados podem ser adicionados à maioria das funcionalidades da loja.

  

Coupon de Desconto

Pakc de Produtos

Formas de Envio


Formas de Envio podem ser diversas com base no código postal, País, Categorias e grupo de Clientes., destaca-se da maioria de outras lojas relativamente ás opções possíveis.

  

Além das básicas e obrigatórias, diversas outras configurações possíveis:

  • Número mínimo e máximo de produtos
  • Valor mínimo e máximo da encomenda
  • Custo de embalagem para o envio
  • Taxa de iva ou outro valor se aplicável
  • Envio gratuito após deeterminado valor
  • Exibir ou não na página de detalhes do produto

Formas de Pagamento


Configuração identica aos Envios. Destaca-se da maioria de outras lojas porque qualquer forma de pagamento é possível.

Aplicar taxas e impostos a cada forma de pagamento, valor máximo e mínimo, Paises e moedas aceites.

  

Mais utilizadas:

  • Envio à cobrança com pré pagamento de valor parcial ou não
  • Paypal totalmente integrado e comunicação direta com a loja
  • Multibanco e Payshop totalmente integrado e comunicação direta com a loja
  • Etc.

Encomendas e Relatórios


O sistema permite o control total de encomendas, clientes, gestão de stocks, alteração da Nota de Encomenda e muito mais.

  

O estado da encomenda é dependente do modo de Pagamento e da configuração de cada modo que por sua vez cria e envia a Fatura em formato PDF ao cliente.

Deve gerir sempre cada nova encomenda e atualizar o estado em que se encontra se necessário.
Estes estados são automatizados segundo a forma de pagamento, isto permite que o cliente seja avisado por email, em tempo real, sempre que o estado é alterado e deste modo tomar conhecimento do estado da encomenda efetuada.
Permite ainda colocar algum texto adicional (nota) no o email que será enviado ao cliente.

  

Geralmente, na configuração feita por nós, o cliente só recebe a Fatura ou Nota de Encomenda em formato pdf quando a mesma passa para o estado de "Confirmado" (como pago) ou posterior.

Clientes - Campos de Registo e País


Nesta página tem a possibilidade de criar qualquer campo para o registo de clientes e editar os mesmos.

  

Alguns pontos a ter em conta:

  • Os campos com a imagem do cadeado são os campos comuns a todo o CMS e não são editáveis.
  • Esta configuração deve ser feita antes de colocar a Loja apta a vender produtos. Todos os campos que sejam obrigatórios são necessários para a venda de produtos, a loja não vende sem o preenchimento dos mesmos aquando do registo de cliente. Por este motivo se posteriormente ao registo de clientes editar ou criar algum destes campos irá criar alguma confusão aos clientes já registados porque a loja vai pedir o preenchimento desses campos.
  • Se a sua Loja tem mais que um Idioma ao criar novo campo deve colocar em "Título de campo" uma string de tradução e adicionar a mesma aos ficheiros de tradução.

  

Tem ainda a possibilidade de selecionar os paises para onde a sua loja vai vender.
Todos eles se encontra já adicionados e ativos por padrão.

Editar também os Distritos ou Região, caso de Portugal onde geralmente o custo de envio é diferente para Continente ou Ilhas, é esta a funcionalidade dos Distritos ou Regiões.
Veja nas Formas de Envio deste manual onde o custo de envio é calculado no código postal.

Para Paises que estejam inativos o cliente não conseguirá terminar a encomenda, neste caso aconselhamos a criar uma forma de envio com a nota "entre em contacto com o vendedor" por ex. com link ao formulário de contacto.

  

Tudo deve estar bem configurado para que a loja possa vender sem erros.

Import\Export Conteudos em Massa


A plataforma dispõe de componente de importação e exportação de qualquer conteudo em massa, geralmente mais utilizado para os produtos da loja.

Este ficheiro pode ser criado manualmente ou por download depois da loja pronta, se não existir anteriormente.
Em apenas 3 clicks é possível atualizar produtos na loja.

Os formatos de ficheiro são CSV ou XML fácilmente criado e atualizado no programa Excel do Microsoft Office ou similar. Geralmente trabalhamos em formato CSV conforme imagem abaixo, onde consta todos os campos necessários, incluindo opções de compra e produtos em promoção.

Configuração Idiomas

Poderá ter instalados o número de idiomas que desejar. Um deles será o idioma padrão, é obrigatório, padrão do site e administração pode ser diferente.

Tem a possibilidade de atribuir idiomas padrão a cada utilizador registado, isto é feito na configuração de utilizadores.

  

  

Tem todos os idiomas disponíveis na administração do site oficial que permite instalar direto em apenas 1 click.


O plugin 'Filtro por Idiomas' deve estar ativo assim como o módulo 'Seletor de Idiomas' não funciona se não estiver ativado.
O módulo administrativo 'estado multi-idioma' é opcional, permite verificar o estado multi-idioma do site.

Permite configurações adicionais como:

  • Definições automáticas de idioma para visitantes, com base no idioma do navegador
  • Associação de itens de menu
  • Meta dados, palavras chave e meta descrição
  • Adicionar código de idioma, ex. http://site/pt, aconselhamos a utilizar
  • Tempo de vida do cookie

Os conteudos do CMS, Categorias e Artigos deverão existir para cada idioma, Categorias é facultativo a menos que trabalhe com visualização de categorias em Blog ou Lista.
Artigos (páginas) terão de existir obrigatóriamente para cada edioma e selecionar o idioma respetivo ao criar o artigo. Não esquecendo também as palavras chave e meta descrição na aba 'Publicação'

  

Para conteudos da Loja é único para todos os idiomas como descrito abaixo.


Módulos de menu são comuns, com exceção dos menus principais 'Main Menu' por cada idioma.

Itens de menu serão atribuidos aos respetivos menus e 1 página padrão 'página de Entrada' para cada Main Menu.

  

  

Módulos, exceto menus principais, podem ser atribuidos a todos os idiomas, exceto em casos de visualização do Título ou conteudos diferentes caso dos módulos html.


Todos os conteudos da loja os idiomas são inseridos na mesma página.

Ao criar o conteudo, será em primeiro lugar o idioma padrão, depois de inserido clicar em 'Gravar'.
Seguidamente, repare por cima do menu da loja tem a seleção de idioma, escolha o seguinte edioma a inserir, ao abrir terá o mesmo já gravado no idioma padrão, terá a respetiva bandeira nos locais onde deve alterar o idioma, simples nada mais..

Existe apenas a página de 'Campos personalizados' que não tem tradução, para este caso utilize uma string de tradução (Constante) e adicione ao respetivo ficheiro de idioma, como descrito em 'Idiomas - Sobreposições' deste manual.